segunda-feira, 22 de junho de 2015

TOSA HIGIÊNICA- O QUE VOCÊ PRECISA SABER






O que é Tosa Higiênica? 
Se você tem um cão ou gato com grande quantidade de pelos, principalmente se forem longos, certamente ouvirá do seu veterinário ou do Petshop onde costuma leva-lo para banho, a sugestão de fazer uma “Tosa Higiênica” no seu animal, independente dele ser de raça ou não, pois a finalidade dessa tosa não é a estética e sim como diz o nome, a HIGIENE do animal. Esse tipo de Tosa, é de real importância, por ajudar a prevenir doenças e evitar odores desagradáveis causadas por ácaros, fungos e bactérias.



O que se faz numa Tosa Higiênica? 

Com o auxílio da máquina de tosa e/ou tesoura  (vale lembrar que a máquina utilizada, é feita especialmente para tosa ,não é igual à máquina de corte de cabelo, é passada pelo corpo do cão de acordo com a direção do pelo. 



As lâminas são de tamanhos diversos, variando de acordo com a raça e o tipo de tosa Deve ser manipulada apenas por profissionais) são aparados os pêlos existentes na região Peri-anal, entre as almofadas das patas, na região abdominal, e em alguns casos os pelos próximos ao focinho e boca, para evitar que o animal se suje ao se alimentar ou ingerir água, também pode ser necessário aparar os pêlos próximos aos olhos (caso haja indicação do veterinário). Para animais com muito pêlo dentro do ouvido, esses são removidos para evitar mau cheiro.



Porque devo fazer e qual a tosa mais indicada? Para:

1. Facilitar manutenção da higiene diária (evitando que alimentos, fezes, grama, gravetos, etc... se prendam e enrosquem no pêlo)
-Tosa Peri-Anal, patas
2. Evitar o acumulo de secreção e umidade favorecendo a ação de fungos e bactérias.
Tosa Peri-Anal, Próximo aos olhos e focinhos, patas, orelhas
3. Preparação dos cuidados pré e pós cirúrgicos 
-  Peri-Anal, Abdominal
4. Fêmeas prenhes próximo a hora do parto (facilita o nascimento dos filhotes e a higiene da mãe)
Peri-Anal, Abdominal
5. Amamentação (facilita o acesso dos filhotes a teta, além de evitar que o leite deixe os pêlos úmidos e com odor
- Abdominal
6. Paraplégicos/ tetraplégicos  (ajuda na higiene, no uso de fraldas, melhor para evitar assaduras e feridas)
Peri-Anal
7.  Problemas de controle das fezes e urina (as mesmas razões do item 6 )
Peri-Anal
8. No tratamento de Dermatites e outras afecções como parasitas (pulgas, carrapatos, animais resgatados, etc...)
 Tosa Completa pode ser indicada (Animais que chegam com pêlos embolados, cheios de nós, sujos, com carrapichos, pulgas e carrapatos, na maioria das vezes tentar salvar a pelagem se torna inviável, principalmente pelo sofrimento do animal e raspar acaba sendo a única opção.)



Qual o intervalo entre as tosas?

De 20 dias/ 1 mês  dependendo da pelagem do animal.
Que cuidados é preciso ter?
  1. Como a tosa é feita em regiões delicadas e sensíveis do corpo, é de estrema importância a escolha de um local com  profissional qualificado e de boa higiene com uso de material esterilizado
  2. Verifique se o responsável por tosar seu animal tem certificado. A escolha errada da lâmina, a posição errada da passagem da lâmina, qualquer descuido pode resultar em cortes e queimaduras (habilidade e paciência, são qualidades fundamentais, pois muitos animais ficam inquietos e agitados já que é um trabalho que pode levar mais de hora ) .
  3. Faça opção por levar seu animal num Pet Shop recomendado e que tenha a presença de  algum médico veterinário .
  4. Para ser um bom Tosador é preciso também saber dar banho, secar, desembaraçarr, escovar os pelos de maneira adequada, cortar as unhas, limpar os ouvidos e reconhecer quando o pêlo e a pele, ou os ouvidos do animal, não estão saudáveis, e encaminhar ao veterinário responsável. O tosador também deve possuir conhecimento técnico sobre os vários tipos de tosa de acordo com o padrão da raça em questão.
  5. Não é recomendável que a tosa exponha muito a pele do animal, pois sensível essa pode ficar com irritações pelo atrito com o chão (no caso da barriga) e em peles muito claras deve ficar sempre uma leve camada de proteção, principalmente no verão para evitar queimaduras por exposição ao sol. (Acesse e saiba mais AQUI, sobre cuidados para tosa no verão)
  6. Fique atento se seu animal aparecer ferido ou demonstrar medo ao chegar no banho e tosa.

É importante salientar que para cada tipo de pelagem, existe um tipo de tosa recomendada. Animais com pelagens densas e subpêlos como os Chow Chow, Huskie, Akita, devem ter orientação diferenciada. A tosa de um Poodle, para um Maltês ou um Scott Terrier, as necessidades são diferentes, por isso escolha bem o local e o profissional a que irá entregar seu bichinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário